Thorrablottar: O festival do Thor
- Victor Lee
- 19 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jun. de 2024

Raios e Trovões, desça!! Com certeza, já escutou essa frase, mas você sabia que hoje, dia 19 de janeiro, é a data comemorativa do Deus dos Trovões na mitologia nórdica? Intitulado de Thorrablottar, o famoso festival tem um intuito bem curioso e algo que já conhecemos em outros festivais e até nos filmes do loiro bombado.
Na festa, as pessoas enchem as canecas ou chifres de vinho ou cerveja e os passam de mão em mão para beber, assim, com o objetivo de pedir forças e coragem.
De onde vem o nome Thor?
A palavra "Thor" é derivada do nórdico antigo, a língua falada pelos povos germânicos durante essa época. Na língua nórdica antiga, o nome do deus era "Þórr" (pronunciado "Thor" em inglês moderno). O símbolo rúnico para "T," chamado de "Thurisaz," também representa Thor.

foto: Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures
Outra curiosidade é que o seu nome também tem a ver com a origem do dia da semana Thursday (quinta-feira). Ao empregar uma prática conhecida como Interpretatio germânica durante o período do Império Romano, os povos germânicos adotaram o calendário romano semanal e substituíram os nomes dos deuses romanos pelas suas próprias divindades. O latim dies Iovis (dia de Júpiter) foi convertido para o proto-germânico *Þonares dagaz (Thor's day ou dia de Thor), do qual deriva o inglês moderno "Thursday".
A história da Thorrablottar!
Quando os vikings ocuparam o território romano, adotaram o calendário desse povo para organizar os dias. Assim, cada dia da semana recebeu o dia de um deus. Quinta-feira, Thursday em inglês, é, na verdade, Thor’s Day ou Dia de Thor ao traduzir para o português.

foto: Reprodução/freepik
Em 19 de Janeiro, quando essa data especial é comemorada, existem uma série de cerimônias em homenagem a Thor. Enquanto algumas pessoas se vestem como o deus ou fazem utensílios semelhantes aos dele, outras preferem seguir a tradição da data e pedir coragem para esse homem tão poderoso.
Como fazem isso? Primeiro, os nórdicos pegam um chifre oco de algum animal. Dentro dele, colocam cerveja ou vinho. Essa taça diferenciada é passada por todos os membros de uma família ou por todos os amigos de um grupo. Ninguém bebe o líquido. O que eles fazem é erguer o chifre, pedindo que Thor conceda coragem para eles.
Depois que todas as pessoas fazem seus pedidos para Thor, a bebida deve ser jogada no chão, ao ar livre, como uma oferenda ao Deus. Como forma de agradecer por esse gesto, acredita-se que Thor atenderá aos pedidos das pessoas que realizaram todo esse ritual.
Thor nas telonas e nos quadrinhos!

foto: Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures
Thor teve versões em quadrinhos em editoras como Fox Feature Syndicate e DC Comics, no entanto, sua versão mais famosa é da Marvel Comics. Nessa versão, Thor é um dos heróis que transita entre Midgard e Asgard, luta com a equipe dos Vingadores e mantém sua imagem divina como deus do trovão.
Nas suas crônicas na Marvel, onde é mais conhecido, ele é filho de Odin, o deus supremo de Asgard (lar dos deuses nórdicos) e de Jord, a deusa da Terra (também chamada de Midgard ou Gaia). Thor Odinson é o príncipe de outro mundo existente numa dimensão acima de Midgard, a Terra.
Nesse mundo, existem outros diversos reinos, como por exemplo, a terra dos gigantes de gelo (Jotunheim e Valhalla, o lugar para onde vão os espíritos dos guerreiros que morrem em combate). Trata-se justamente de uma adaptação da mitologia nórdica, traduzida no Universo Marvel como apenas mais uma dimensão paralela.
Os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte do Arco-Íris (Bifrost), guardada por Heimdall, o eterno guardião da ponte. Thor possui um irmão adotivo chamado Loki, o traiçoeiro deus das trapaças e mentiras. Devido à sua má índole e à inveja que sente por Thor, por ser este o filho mais querido de Odin, Loki está sempre a tramar a morte do irmão e a posse de Asgard.

foto: Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures
Já nas telonas, o "segundo vingador mais forte" teve seu manto abraçado pelo ator Chris Hemsworth, que desde 2011 está no papel. Tendo quatro filmes solos e várias participações no universo cinematográfico da Marvel, sendo eles: Thor (2011), Os Vingadores (2012), Thor: O Mundo Sombrio (2013), Vingadores: Era de Ultron (2015), Thor: Ragnarok (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019) e Thor: Amor e Trovão (2022).
Assim como na literatura e em diversas histórias do personagem e da figura como um Deus, é interessante conhecer um pouco mais sobre o seu passado e a versatilidade de como contar suas vivências sendo o Thor.
Comments