Minha Vida Fora de Série - Recordando para o lançamento
- Giulia Gazar
- 18 de out. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 8 de jun. de 2024

"Minha Vida Fora de Série" vai ganhar uma nova temporada depois de 4 livros, o último tendo sido lançado em 2017. Depois de tanto tempo, vale recordar da história da Priscila e do Rodrigo, protagonistas dessa série de livros que ganhou o coração dos leitores.
Paula Pimenta é uma escritora brasileira e mineira, que publicou livros não só no Brasil, mas também no exterior, em países como Portugal e Espanha. A autora é muito conectada com seus leitores, tanto pela forma como escreve seus livros, tornando possível uma imersão nas histórias e nas vidas dos personagens, quanto nas redes sociais, encontros e bienais. Vale ressaltar que algumas obras da autora já viraram filmes, como “Cinderela Pop” lançado em 2019 e “Fazendo Meu Filme” que ainda não foi lançado, mas já está pronto.
Essa escritora tão amada pelo público, começou seu sucesso com a publicação de “Fazendo Meu Filme” em 2008, série literária que hoje conta com 4 livros, um “Lado B” que é a mesma história do primeiro livro, só que pela visão do Léo, o interesse romântico da Fani, que é a protagonista, além de alguns extras como quadrinhos e etc. A autora disse que essa série já está terminada e o quarto livro é de fato o final, e diga-se de passagem, feliz.
A trama conta a história da Fani e os percalços e acontecimentos de sua vida, onde somos apresentados aos seus amores, família e amigos. Dentre esses amigos conhecemos a Priscila, protagonista da outra série de livros famosa da autora “Minha vida fora de série” que conta com 4 livros até então e na última semana, depois de 6 anos do lançamento do último livro, causando ansiedade e curiosidade aos leitores, Paula Pimenta revelou a capa da “quinta temporada”, que já está com a pré-venda disponível na Amazon. Uma coisa interessante a se analisar sobre as duas obras, é que a Fani é viciada em filmes e cinema e o nome dado à sua história foi “Fazendo Meu Filme". Já a Priscila gosta muito de séries e sua história é contada em “Minha Vida Fora de Série”.

“Fazendo Meu Filme” e “Minha Vida Fora de Série” se passam no mesmo universo, mas com protagonistas diferentes. Os acontecimentos de Minha vida fora de série 1 se passam antes dos acontecimentos de Fazendo meu filme 1. Conta a história de Priscila, uma garota animada, com opiniões fortes, com cabelos ruivos, mas que sempre afirma não ser ruiva, que adora animais e seriados de televisão. Ela se muda de São Paulo para Belo Horizonte, por conta da separação dos pais e somos apresentados a uma jornada de descobertas e desafios, novas amizades e paixões.
O livro descreve o desenvolvimento da amizade e, posteriormente, namoro com Rodrigo, um cara tranquilo e carinhoso, que também ama os animais e toca bateria, que é um protagonista muito amado, tanto pelo público, quanto pela escritora, que inclusive já afirmou que o idealizou e escreveu, com todas as características do garoto dos sonhos dela.
A Paula tem uma maneira muito envolvente de escrever, além de colocar elementos que auxiliam nessa conexão com a história e com os personagens. Os livros têm trocas de e-mails, mensagens e bilhetes dos personagens, trechos de séries no começo de cada capítulo, já que diferente da Fani, a Priscila é viciada em séries.
Durante a leitura do segundo livro acompanhamos o crescimento da Pri e uma nova fase da vida dela, com desafios diferentes e situações diferentes para lidar. Também somos apresentados ao ponto de vista do Rodrigo e com isso começam a surgir playlists feitas por ele, como se tivéssemos acesso ao seu iPod. Ao longo da história há uma sequência de eventos que mexem com as emoções dos leitores, momentos de tensão, que se resolvem, mas depois de um tempo vem outros momentos de tensão que mais tarde também são resolvidos. O livro é uma montanha russa de emoções mas termina de um jeito feliz.

Por se passar no mesmo universo de “Fazendo Meu Filme” pode se dizer que a própria autora deu spoilers da sua história. No terceiro livro acompanhamos a protagonista já mais velha, onde ela se depara com novos conflitos como vestibular, os pais novamente juntos e o conflito de ter que se mudar novamente para São Paulo. Depois de muita discussão, seus pais até acabam dando a escolha de se mudar ou não, mas ela acaba escolhendo a mudança e com isso surgem novos desafios, a decisão de cursar veterinária, depois ela desiste e começa no ramo de atriz, além das questões de se manter um namoro a distância.
A volta de antigas questões mal resolvidas no segundo livro, misturada com os desentendimentos atuais, leva ao momento onde, quem já leu todos os livros de “Fazendo Meu Filme”, sabia que chegaria, mas não estava preparado para sua chegada; o fim do relacionamento de Priscila e Rodrigo. Várias coisas acontecem no encaminhamento para o final do livro, Rodrigo se muda para o Canadá, Priscila percebe que perdeu o amor da sua vida e para fechar o livro, a namorada de seu irmão Arthur, Samantha, que está grávida, tem seu bebê depois de mais uma confusão e sustos, e pede para a cunhada escolher o nome do seu nascido afilhado. O nome que a protagonista dessa história cheia de altos e baixos escolhe, é Rodrigo.
“Na vida inteira, eu só tinha conhecido uma pessoa com todas aquelas qualidades de que a Sam havia citado. E mesmo distante, mesmo tentando apagar da memória, ele continuava tão presente nos meus dias que eu sabia que não importava quanto tempo se passasse, ele ia continuar sempre ali, dentro do meu peito. [...] Com ele aprendi o que existe de mais importante no mundo… Ele me ensinou a amar.”
Na “quarta temporada” há uma mudança completa de cenário e perspectivas. Todas edições anteriores ou foram narradas pela Pricila, ou pelos dois. Dessa vez temos um livro todo na perspectiva do Rodrigo e da sua nova vida no Canadá. Continuam as citações de séries nos começos dos capítulos, mas aparecem mais frequentemente que antes as playlists dele. Vivendo em um novo lugar, em um país completamente diferente, ele começa uma jornada de autoconhecimento, descoberta da sua independência, vivencia novas experiências, novos interesses e até um novo romance. Ele também faz novos amigos como Klaus e Antonela e até entra numa banda. Apesar de que relativamente perto do final do livro, quando tudo já parece estar bem, lá vem as reviravoltas. Ele acaba vendo a Priscila em uma apresentação de um musical, que ele estava vendo com o novo interesse romântico, Juliette e tudo começa a se misturar.
O quinto livro provavelmente vai contar a perspectiva da Pri e tudo que estava acontecendo com ela, ao mesmo tempo em que Rodrigo estava no Canadá.
“Eu sempre fui muito fã da Paula Pimenta, quando chegou a história da Priscila então… eu me apaixonei. A história deles é tão leve, mas tão cheia de emoção! Foi muito legal poder ver o crescimento individual do Rodrigo no último livro, espero ler mais partes dele de novo.” - Giovanna Aragão -
“Os livros da Paula Pimenta, principalmente Minha Vida Fora de Série, marcaram muito a minha adolescência. Os personagens e cenários joviais me fazem voltar no tempo e lembrar dessa fase tão gostosa. Fiquei muito feliz em saber do lançamento do 5º livro, estou super ansiosa para ler e saber se a Priscila e o Rodrigo vão ficar juntos no final e como vai ser o desenrolar da sua vida adulta. Espero que o novo livro tenha a mesma essência dos anteriores e foque bastante nas atualizações da vida da Priscila.” - Priscila Maia -
Os questionamentos que ficam são muitos depois do final da última história: O que aconteceu com ela durante esse tempo? O Rodrigo vai continuar com a Juliette? Ou será que ele e a Priscila vão voltar a ficar juntos? Ela está namorando? A opinião dos leitores fica dividida, uma parte quer que ele fique com a Priscila no final e outra parte acha que ele está melhor sem ela. A Paula Pimenta realmente sabe como fazer os leitores mergulharem em sua narrativa, se emocionarem com os personagens e desejarem saber mais sobre a vida dessas pessoas que, pelo menos durante a leitura, passam a fazer parte da vida de quem os lê.
Comments