LISTA | Conheça 15 jogos produzidos no Brasil
- Alan Pinheiro
- 21 de out. de 2023
- 7 min de leitura
Atualizado: 8 de jun. de 2024

Apesar dos grandes nomes na indústria dos jogos serem produzidos por empresas fora do Brasil, o nosso país também tem ótimos títulos para chamar de seu. Por isso, o Moqueka separou 15 jogos nesta primeira lista para mostrar que o mercado e os desenvolvedores brasileiros estão trabalhando a todo vapor para deixar de pensar que não fazemos bons games.
1 - Out There Somewhere (2012)
Out There Somewhere é um jogo de ação para computador, desenvolvido pelos brasileiros Pedro Medeiros e Amora Bettany no estúdio brasileiro MiniBoss. Ele mistura elementos de jogos de plataforma e puzzle com um visual 16 bits. A trilha sonora foi composta por Iuri Rodrigues e o título concorreu em 2012 no Brazilian International Game Festival, vencendo na categoria “Revelação Brasil”.
No enredo, inspirado por Cave Story, Super Metroid e Portal, Yuri, o capitão de uma nave espacial, está lutando contra uma força inimiga, até que sua nave fica gravemente danificada. Ele é forçado a pousar em um planeta alienígena e lá tenta encontrar uma fonte de energia conhecida como Lightorb para consertar sua nave.
O jogo está disponível para PC.
2 - No Heroes Here (2017)
No Heroes Here é o primeiro jogo produzido e desenvolvido pela Mad Mimic, desenvolvedora independente de São Paulo. Os jogadores devem, a todo custo, derrotar ondas de inimigos e proteger o Castelo. Para fazer isso, eles devem fabricar munição, carregar os canhões e atirar nos inimigos em uma jornada de trabalho em equipe e cooperação.
Na trama do jogo, o Rei, que já havia comandado exércitos imbatíveis, ficou desesperado. Confiando na boa fortuna trazida pelos seus três amuletos, o monarca convocou todos os heróis sob o seu reino com a intenção de recuperar seu domínio. Porém, os amuletos do monarca foram perdidos, e sem estes, ele se sentia receoso e vulnerável. O sentimento não tardou a se mostrar correto, e a perda foi sucedida por fraqueza, derrota e dizimação. O Rei, não disposto a aceitar sua derrota, confiou ao seu último herói a tarefa de recuperar os amuletos.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.
3 - A Lenda do Herói (2016)
A Lenda do Herói é um jogo de plataforma com elementos musicais desenvolvido pelo Estúdio Dumativa em parceria com os Castro Brothers. Lançado no dia 24 de março de 2016, o game homenageia vários clássicos das eras 8 e 16 bits, como The Legend of Zelda e Wonder Boy in Monster Land, e ao mesmo tempo tira sarro de diversos clichês encontrados no mundo dos games.
Um dos diferenciais do projeto é sua trilha sonora dinâmica e bem-humorada - composta e interpretada pelos Castro Brothers - que narra os feitos do jogador e responde a seus comandos, tornando-se um elemento-chave para a progressão da história.
O jogo está disponível para PC e Nintendo Switch.
4 - 99Vidas (2016)
99Vidas é um videogame beat 'em up de rolagem lateral com estilo retrô desenvolvido e publicado pelo estúdio brasileiro QuByte Interactive e pelo podcast brasileiro “99Vidas”. Permeada por referências da cultura pop dos anos 80 e 90, a arte 16bits vai trazer de volta a nostalgia e todos os momentos de jogatina para celebrar os grandes clássicos do gênero que dominavam os arcades e os consoles da época.
A história começa com o desaparecimento de um artefato conhecido como 99Vidas. Acredita-se que este artefato possui um poder tão grande que será uma ameaça à própria existência do universo, caso caia em mãos erradas. Os jogadores jogam como “guardiões” de 99Vidas, heróis com poderes elementais cujo dever é proteger o artefato. Você vai poder jogar sozinho ou em até quatro amigos em modo de cooperação, tanto online, quanto local.
O jogo está disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Nintendo Switch e Xbox One.
5 - Knights of Pen and Paper (2012)
Knights of Pen & Paper é um videogame RPG desenvolvido pela Behold Studios e publicado pela Paradox Interactive e Seaven Studio. O RPG em turnos é baseado no estilo Dungeons & Dragons.
Nele, o jogador pode controlar não apenas os jogadores do jogo do universo, mas também o Dungeon Master, permitindo-lhes escolher quais batalhas travar. A mesa sobre a qual o jogo dentro do universo está sendo jogado também é uma presença constante.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e mobile.
6 - Minoria (2012)
Minoria é um metroidvania indie desenvolvido pelo estúdio brasileiro Bombservice, responsável também pelos jogos da cultuada série Momodora.
O enredo acontece durante a 4ª Guerra aos Bruxos. São tempos de fanatismo religioso. De um lado, o Santo Ofício, poderosa organização que conduz a Inquisição contra a heresia com a finalidade de expurgar os pecadores que ameaçam a humanidade. Do outro, aqueles que são rotulados "bruxos", responsáveis por realizar um ritual misterioso que se contrapõe às regras da Igreja.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
7 - Blazing Chrome (2019)
Blazing Chrome é um videogame de correr e atirar (Hit & Run) desenvolvido pela JoyMasher e publicado pela The Arcade Crew.
O jogo se passa em um futuro pós-apocalíptico, após uma guerra que quase matou a raça humana. Um exército de robôs governa o mundo e tenta destruir os restos da humanidade. O jogo segue um grupo de resistência que luta contra eles. Os jogadores podem controlar dois personagens diferentes: Mavra, um soldado da resistência humana, e Doyle, um robô reprogramado para lutar pela resistência.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
8 - Dandara (2018)
Dandara é um jogo de plataforma e metroidvania 2D desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House e publicado pela Raw Fury. A personagem principal do jogo mineiro, Dandara, é baseada na guerreira negra Dandara dos Palmares, escrava fugitiva e esposa de Zumbi dos Palmares, que lutou contra o sistema escravista.
Na história do game, o mundo de Salt está à beira do colapso. Os cidadãos, que um dia foram espíritos livres, agora estão oprimidos e isolados. Mas nem tudo está perdido. Dessa atmosfera de medo surge uma heroína, um raio de esperança. Seu nome é Dandara.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e mobile.
9 - Chroma Squad (2015)
Chroma Squad é um jogo eletrônico do gênero RPG tático desenvolvido pela desenvolvedora brasileira/canadense Behold Studios. O jogo é influenciado pelos programas de TV japoneses de equipes de heróis super sentai, em particular pela franquia Power Rangers.
O enredo mostra cinco dublês que decidem pedir demissão de seus trabalhos e começar seu próprio programa de TV inspirado nos Power Rangers. É possível escalar atores, comprar equipamentos, fazer melhorias no estúdio, criar armas e Mechas gigantes feitos de papelão e fita adesiva.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4 e mobile.
10 - Horizon Chase Turbo (2018)
Horizon Chase Turbo é um jogo eletrônico de corrida estilo arcade lançado em 2018 pela desenvolvedora brasileira de games Aquiris Game Studio. Trata-se de uma versão melhorada de Horizon Chase - World Tour, lançado em 2015 pela mesma desenvolvedora, que foi convidada pela Sony para portá-lo para seu console. Por conta disso, ele se tornou o primeiro game brasileiro comercializado em disco pela gigante dos games japonesa.
Horizon é inspirado nos grandes sucessos dos anos 80 e 90, como Out Run, Top Gear (SNES), Rush, entre outros. Ele recria a jogabilidade de arcades clássicos e oferece velocidade e diversão ilimitadas.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.
11 - FOBIA (2022)
Fobia – St. Dinfna Hotel é um jogo eletrônico de survival horror desenvolvido pela Pulsatrix Studios e publicado pela Maximum Games. Seu desenvolvimento foi auxiliado através de um financiamento coletivo bem-sucedido feito na plataforma Catarse em outubro de 2020, o que fez com que a equipe arrecadasse mais de 89 mil reais, bem como em um auxílio financeiro da Epic Games.
No jogo, o jogador controla o jornalista Roberto Leite Lopes, que após entrar em uma investigação em uma pequena cidade chamada Treze Trilhas com o plano de alavancar a sua carreira, acaba se envolvendo em um conflito com estranhas criaturas do Hotel Santa Dinfna. O objetivo do jogo é sair em segurança do hotel, ao mesmo tempo que o jogador deve enfrentar inimigos, descobrir pistas para apurar os mistérios da cidade e resolver quebra-cabeças.
O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.
12 - No Place for Bravery (2022)
No Place for Bravery é um jogo de RPG de ação 2D desenvolvido pelo estúdio Glitch Factory e publicado pela Ysbryd Games. O estilo de combate é inspirado em Sekiro. Segundo os desenvolvedores do jogo, o enredo do jogo é baseado em experiências reais dos próprios devs sobre a importância das figuras paternas e as implicações de longo alcance de suas decisões.
A narrativa é focada em Thron, um homem atormentado por pesadelos do passado que arrisca-se em uma perigosa aventura, em um mundo devastado pela guerra, para salvar sua filha sequestrada.
O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch e mobile.
13 - 171 (2022)
171 é um futuro jogo de ação/aventura em desenvolvimento pela Betagames Group, uma desenvolvedora independente de São Paulo. A ideia do desenvolvimento do jogo surgiu em 2010, quando modificações brasileiras para jogos como Grand Theft Auto: San Andreas se tornaram famosas.
Uma versão alfa de 171 foi disponibilizada em 2022 via acesso antecipado, mas um lançamento completo e finalizado do jogo está inicialmente previsto para ocorrer em 2024.
Ambientado na fictícia Sumariti, baseada na cidade de Sumaré – interior de São Paulo, o jogador controla o protagonista Nicolau Souza, um jovem de boa índole que terá a missão de lidar com situações turbulentas, tanto em seu cotidiano quanto em sua família.
O jogo vai estar disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.
14 - Dolmen (2022)
Dolmen é um jogo eletrônico de RPG de ação com perspectiva em terceira pessoa desenvolvido pela empresa brasileira Massive Work Studio e publicado pela empresa alemã Prime Matter. O jogo possui elementos de ficção científica, terror e inspiração em obras do escritor H. P. Lovecraft.
O jogo se passa em um universo de ficção científica onde a humanidade colonizou vários sistemas estelares usando tecnologia de viagens espaciais e manipulação genética para se adaptar às condições. O sistema Revion está distante da principal área habitada da galáxia, mas chamou a atenção da Zoan Corporation por emitir radiação diferente de outros sistemas, sugerindo a existência de outros universos.
O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
15 - Hazel Sky (2022)
Hazel Sky é um jogo de aventura com puzzles do estúdio catarinense Coffee Addict Studio.
A história é sobre um jovem engenheiro desafiando seu destino e seus desejos. Mandado a uma ilha longe de seu lar na cidade flutuante de Gideon, Shane deve superar os testes e retornar como um engenheiro ou ser banido eternamente. Conversando por rádio, Shane e outra engenheira em treinamento chamada Erin começam uma amizade ilícita que irá para sempre mudar como Shane vê o mundo.
O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
Comments