How I Met Your Mother e a expectativa do amor
- Laura Vitória
- 24 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de jun. de 2024

Quase todo mundo que já passou por uma desilusão amorosa se pergunta onde errou e se encontrará um verdadeiro amor. Ou nem precisa dessa desilusão; basta a idade bater na porta que se questionará. É nessa situação que Ted Mosby (Josh Radnor) se encontra em How I Met Your Mother, até conhecer a mãe de seus filhos por uma ocasião do destino.
ALERTA DE SPOILERS
How I Met Your Mother (Como Eu Conheci Sua Mãe) é uma série de 9 temporadas lançada em 2005 e finalizada em 2014, com episódios que mexem com nossos sentimentos e nos fazem pensar sobre os acasos da vida, principalmente quando se trata do amor. Cada episódio é um relato das vivências de Ted com seus amigos: Barney (Neil Patrick Harris), Lily (Alyson Hannigan), Marshall (Jason Segel) e Robin (Cobie Smulders). Seu foco é contar como conheceu Tracy, o grande amor de sua vida, mas até lá, ele faz questão de contar cada detalhe, inclusive seus antigos amores.

Os tipos de amor
Enquanto assistimos cada episódio da série, percebemos que o foco não é apenas no romance entre os personagens, mas sim em outros tipos de amor: amizade, familiar e o amor próprio.
Desde o início, é evidente que a relação entre os amigos vai muito além de uma amizade de longa data. Eles se veem como uma família, onde podem contar um com o outro independentemente das divergências, abordando assuntos essenciais de maneira descontraída, usando a intervenção, que é uma reunião entre eles. A partir disso, podemos refletir sobre alguns fatos presentes em nossas vidas pessoais.

Além disso, pode-se observar o quanto o egoísmo, considerado por muitos que assistem à obra, levou Robin a atingir seu objetivo de se tornar uma grande jornalista. É nesse ponto que a série aborda o amor próprio. Mesmo magoando algumas pessoas ao seu redor, sendo Ted um alvo principal, ela não desiste de seus sonhos de crescer profissionalmente.
Às vezes a série trata de forma individual a história dos personagens e com isso, percebemos que Robin tem alguns traumas que a tornam mais individualista em suas escolhas.
O tema familiar é um dos mais sensíveis abordados em How I Met Your Mother. Os personagens enfrentam conflitos nessa relação, mexendo muito com quem está assistindo e gerando gatilhos pelo não reconhecimento paterno ao longo da vida. Barney tem um episódio só para ele, mostrando o quanto esse assunto o preocupa, mesmo sem querer demonstrar tanto. Robin também tem sua frustração evidenciada em alguns episódios, mostrando o quanto o pai dela queria um filho, não uma filha, e por isso ela sofreu muitas pressões durante a infância e início da adolescência. No entanto, a maior dor mostrada na série foi quando Marshall perdeu seu querido pai, uma figura de super-herói para ele. É impossível não chorar nesse episódio.

Ted Mosby e suas frustrações amorosas
Vivendo um ciclo aparentemente interminável na busca pelo amor de sua vida, Ted demorou muito para encontrar sua Lebenslangerschicksalsschatz (tesouro do destino de uma vida), e até lá, passou por altos e baixos.
Antes de viver uma bela história com Tracy, doze mulheres cruzaram o caminho do arquiteto, cada uma deixando sua marca no coração dele, destacando-se Stella, que o abandonou no altar após decidir voltar para o pai de sua filha. Ted carregou esse trauma por um longo período e chegou a cogitar desistir dessa busca tão árdua.
No entanto, assim como nem tudo são flores, nem tudo são espinhos. Ted também viveu um romance encantador com Victoria, uma das favoritas dos fãs da série. Porém, a vida colocou uma decisão nas mãos da possível futura mãe de seus filhos, após a aceitação de que Ted não esqueceria Robin e todos os sentimentos por ela. Dessa forma, Victoria escolheu seguir seu caminho sem rancor, mostrando sua maturidade.

O final polêmico da série
Há nove anos, o último episódio foi lançado, e a série ainda divide opiniões devido ao seu final.
O desfecho já havia sido gravado há muitos anos, e, por conta disso, o roteiro foi modificado para preencher algumas lacunas entre o piloto e o tão esperado desfecho. No entanto, a frustração começou a ser notada desde o início da 9ª temporada, quando a abordagem tomou caminhos diferentes em relação à série.
Esperando um final talvez clichê ou mais detalhado, os fãs iniciaram uma petição para modificar o desfecho, resultando em um final alternativo de How I Met Your Mother que é mais aclamado que o original. O maior problema foi como Tracy teve poucos momentos presentes; se a série trata de como Ted conheceu a mãe de seus filhos, por que ela aparece tão pouco? A abordagem da morte dela por uma doença, não retratada nos poucos minutos disponíveis, também foi criticada. Além disso, a forma injusta como Robin tratou Ted durante todas as temporadas foi evidenciada, e no último episódio, ele volta para ela, sendo finalmente aceito como companheiro amoroso. Isso nos faz questionar se Tracy era realmente o amor de sua vida ou se sempre foi Robin, faltando apenas a oportunidade para os dois ficarem juntos.

Mesmo com esse final tão polêmico, vale a pena assistir a essa comédia romântica mais de uma vez. Você consegue ter outras formas de olhar cada situação e é sempre um aprendizado novo, com experiências novas.
Comments