top of page
moqueka

Fullmetal Alchemist Brotherhood - #2: O Tabu (ep: 2)


Dando seguimento a série de textos sobre Fullmetal Alchemist Brotherhood, após abordar o primeiro episódio, vamos continuar pela cronologia e destrinchar o ep 2 “O Começo de Tudo”. 


No primeiro dos episódios a serem analisados, acompanhamos a viagem de trem dos irmãos Elric até o seu destino mencionado no ep anterior, a cidade de Liore. Nesse processo somos finalmente apresentados aos detalhes de como a vida da dupla mudou para sempre, somos apresentados à mãe deles, Trisha Elric, e descobrimos de sua morte. Junto a isso, é sentida uma ausência, a do pai dos meninos, o homem não é presente e possui uma série de livros de alquimia, que se tornaram a fonte de conhecimento dos garotos. 


O fato fundamental desse ep é a decisão que os irmãos Elric tomam, eles começam a estudar para ressuscitar sua mãe, realizando uma transmutação humana, quebrando o tabu máximo da alquimia. Demoram anos para que finalmente tenham o conhecimento necessário para tal, nesse ínterim, eles são acolhidos pela vizinha, a Sra. Pinako e sua neta, Winry Rockbell. Os pais da garota estão servindo na anteriormente citada Guerra Civil de Ishval, mas como médicos.



35 litros de água, 10kg de carbono, 4 litros de amônia, 1kg e meio de cal, 800g de fósforo, 250g de sal, 100g de salitre, 80g de enxofre, 7,5g de flúor, 5g de ferro, 3g de silício...Mais 15 outros produtos químicos.


Esses são os ingredientes que compõem um corpo humano médio e junto a uma cota de sangue de cada irmão foram utilizados para tentar ressuscitar sua mãe. A experiência logo se prova catastrófica, Ed tem sua perna esquerda consumida e Alphonse perde o corpo inteiro. 


Edward é levado para um lugar inteiramente branco, à exceção de uma pessoa sem face na sua frente e uma gigantesca porta nas suas costas. O garoto havia chegado em um lugar proibido, estava defronte com nada mais nada menos que A Verdade. Algo que pode ser classificado como a existência em si ou todo o universo. O menino é mostrado à todas as informações possíveis, é introduzido a diversos conhecimentos em um flash, mesmo assim, seu “pagamento” não dava a sabedoria necessária para ressuscitar uma pessoa. 


De volta à realidade, no meio de tudo isso, uma criatura de feições aterrorizantes se materializou no círculo de transmutação, o que teoricamente seria Trisha, é um ser deformado e nada belo. Edward, apavorado e desesperado, pensa rapidamente e usando seu próprio sangue  desenha uma runa numa armadura vazia, assim, ele sacrifica o braço direito para fixar a alma do irmão na peça. 



Tempos depois, o talento dos garotos chega nas autoridades, resultando em visita do Coronel Mustang à residência dos garotos, mas a cena que ele vê é pavorosa, os restos de uma transmutação humana que claramente falhou. A primeira reação do homem é o confronto raivoso sobre o que fizeram, até que o inocente e verdadeiro apelo de Alphonse dentro de uma armadura põe o militar de volta a si, se recordando que aqueles dois são apenas duas crianças que não faziam ideia do que faziam. 


Mesmo com a situação adversa, Mustang se surpreende com a capacidade da dupla, lhes propondo a oportunidade de Ed se tornar um alquimista federal. Para convencê-lo, diz tudo que o Menino precisava ouvir, com os recursos militares ele poderia descobrir uma forma de recuperarem seus corpos. Nesse ponto, a pequena Winry faz a inocente pergunta de se a Tenente Hawkeye já havia atirado em alguém e revela seu ódio pelo exército, visto que seus pais morreram na guerra.


Um dos diálogos mais marcantes desse episódio é na conversa entre Mustang e Hawkeye. A tenente tem dúvidas sobre Ed, ela acredita que o garoto tem o olhar de alguém que já perdeu toda esperança, enquanto o coronel diz “Para mim, seus olhos estavam ardendo em chamas”. 


Definitivamente Roy Mustang estava correto (o GOAT não erra! Pelo menos não por enquanto), Edward embarca em sua jornada pessoal e para isso começa o procedimento de colocar automails para substituir os membros que perdeu. O processo iria demorar 3 anos, mas ele se comprometeu em finalizar em apenas 1 e assim o fez, além de se adaptar aos novos órgãos apendiculares, desenvolveu suas técnicas de luta e principalmente de alquimia, que agora ganhou um upgrade. Após passar pelo encontro com A Verdade, Ed não necessita mais de círculos de transmutação para realizar alquimia.



Outro momento icônico do episódio é o teste de Ed para se tornar um Alquimista Federal, o talento do garoto junto a sua precocidade atraiu atenção de muita gente, mas em especial do Führer King Bradley, que nesse momento tem seu primeiro encontro com o menino.


Na prova, Ed deveria demonstrar suas habilidades e de cara impressiona com a capacidade de realizar alquimia sem o círculo de transmutação, mas o que chama a atenção é sua audácia em tentar atacar Bradley só para demonstrar que a segurança era pouca. Mas, ao mesmo tempo, ele cometeu o erro de subestimar a pessoa mais poderosa do país, tendo sua lança cortada em um piscar de olhos. 


Para condecoração de Alquimista Federal, o Führer escolhe uma alcunha, um nome de guerra, para Ed esse nome não poderia ser mais simbólico, o Alquimista de Aço (ou também, Fullmetal Alchemist). Daqui em diante, Edward Elric ganha seu segundo nome, nome que dá o título do anime e Roy Mustang fará questão de nos lembrar. 



O segundo capítulo de Fullmetal Alchemist Brotherhood tem toda a cara e um estilo de primeiro episódio. Como comentei no outro texto, o ep anterior é uma abertura não tão usual, aqui a cartilha é seguida de forma bem mais próxima. Até o seu nome daria esse indicativo, “O Começo de Tudo”. 


A desilusão dos irmãos Elric pauta suas ações e seguimento de toda a série, garotos que viram o inferno em um momento muito delicado e prematuro. Assim, gerando tantas reações conflitantes entre os adultos, são só meninos, mas já viram coisas que muitos não aguentariam. Suas aparências não lhe fazem jus, uma delicada armadura gigante que gostaria de sentir as coisas mais mundanas possíveis. Junto a um pequeno adolescente que há tempos tem todo peso do mundo em suas costas, não apenas pela decepção, mas também por ter sido o cabeça de uma aventura tão drástica ao irmão, desde então, sofrendo calado, em total silêncio, sobre como o seu sonho como criança, virou seu maior pesadelo.


Esse episódio é definitivamente é uma ótima representação para conhecermos bem os irmãos Elric e o que lhes colocou nesse trajeto tão complicado. Pavimentando conceitos que serão tratados no restante do anime, como a tal “Verdade”.


Enquanto da última vez terminamos com os irmãos entrando no trem para a cidade de Lior, agora eles finalmente chegam ao local, mas isso é assunto para o próximo texto. 


Comments


bottom of page