top of page
moqueka

Dendê Pop | O retrato do meu povo

Atualizado: 8 de jun. de 2024

No início da década de 1530, os portugueses implantaram as bases para a colonização nas Américas, principalmente no Brasil, onde consistia em civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar territórios. Tudo isso se aplicava a como uma determinada civilização se comportava a outra. Assim, os doutrinadores de Portugal submeteram os bens e posses dos indígenas e dos africanos escravizados, tornando-se mão de obra barata.


Foto 1
Foto: Reprodução/ Geledés

Desta maneira, se estabeleceu o tráfico negreiro, uma prática cruel que atravessou séculos e forçou diversos negros a saírem de seus locais de origem para terem seus corpos e suas almas escravizadas. Muitas justificativas foram dadas na época de expedições religiosas até demandas trabalhistas para melhorar a economia. Mas, no fundo, o que fazia sentido?


Nada, apenas nada, exterminar centenas de pessoas, encurtar drasticamente anos de vivência, castigos que se repitam como as horas de um relógio de parede em prol de dominação eficaz. Infelizmente, isso é era a escravidão no nosso país.


Foram muito mais de 300 anos até uma ruptura na escravidão dos povos africanos e dos trabalhos escravos. Neste dia 20 de novembro, não podemos só comemorar ou simbolizar o dia do Zumbi dos Palmares. Mas, entender que por meio das lutas, do sofrimento, da dor, do suor. Hoje eu, você e todos os nossos irmãos e irmãs de raça e de alma podemos nos orgulhar do poder preto na sociedade e cada dia mais poder conquistar um pouquinho do nosso espaço.


O Movimento Negro


Foto 2
Imagem: Martin Luther King Jr. saúda a multidão durante a Marcha sobre Washington

Marcadas por perseguições e discriminações que, por sua vez, a população se impulsiona de uma falsa democracia racial, aonde a maioria dos negros possui menores condições de vida e poucas apropriações dos direitos civis. Mas, ditante de tudo isso, se reinventar sempre foi e é a melhor saída, assim como o surgimento dos movimentos negros, criados desde a escravidão. Ao longo dos anos, o movimento negro se fortaleceu e foi responsável por diversas conquistas para a comunidade.


A caminhada dos grupos no Brasil foi ganhando novas influências e referências, como as dos Direitos Civis nos EUA e a luta africana contra a segregação racial e liberação das colônias. Figuras como Rosa Park, Nelson Mandela, Martin Luther King entre outros fazem parte da importância de uma grande percepção no combate direto contra o Racismo, a Discriminação Racial e a Xenofobia.


Ascenção Pop


Foto: Reprodução/ Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

O poder da linguagem negra sempre vai ser frequente para o mundo! Hoje é referência e inspiração mesmo com diversos obstáculos enfrentados anos após anos. Na música, no cinema, no teatro, na TV e em outras várias profissões esse destaque tem que ser abraçado e respeitado.


Spike Lee, Viola Davis, Lázaro Ramos, Malcolm X, Gilberto Gil, Beyoncé, Rihanna, Will.i.am, Elza Soares, Milton Nascimento, Glória Maria e Donald Glover. Enfim, poderia passar horas e horas falando nomes que me inspiram e fazem ser o que sou hoje!


A importância das vozes pretas é uma forma direta para poder nos conhecer e de alguma forma nos entender como pessoa em uma sociedade ainda preconceituosa. A criação de personagens sendo super-heróis negros ou até protagonistas de séries com famílias negras, fazem parte da nossa infância. Dessa forma, a ascensão pop é uma porta de entrada para diversas oportunidades positivas tal como uma afirmação do nosso poder.


É dia 20!


Foto 4
Foto: Reprodução/ Zumbi, na pintura de Antônio Parreiras

A preferência pela data não foi aleatória. É uma homenagem direta ao precursor dos movimentos negros do nosso país, se tratando do dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil. Portanto, o dia 20 foi estabelecido em favor de enriquecer os debates sobre o tema e a conscientização da sociedade brasileira a respeito do racismo, da realidade da população negra, da história da escravidão e que NADA DISSO SEJA APAGADO!


Comments


bottom of page