top of page
moqueka

LISTA | 10 Filmes para Melomaníacos 2.0

Atualizado: 8 de jun. de 2024



Você deve estar se perguntando o que são melomaníacos, ou melhor, melômanos? É o termo usado para descrever uma paixão exagerada pela música. O melômano de fato pode ser considerado um indivíduo amante e conhecedor de música, intérpretes e estilos musicais. Dessa forma, resultou em uma pesquisa de filmes para não deixar a música de lado por nenhum minuto sequer!


Esta é a segunda lista da série onde apresento alguns longas que trazem a construção de bandas, grupos e músicos como foco principal, assim ritmados com outros gêneros do cinema como comédias, dramas e biografias. Nesta parte dois te apresento mais dez filmes que fazem parte da Primeira e Sétima Arte no mundo.

Aumenta Que É Rock 'n Roll (2024)


Imagina realizar um sonho, ou melhor, trabalhar com o que sempre sonhou e se divertir fazendo o que faz? Sei que poucos têm esse privilégio – eu particularmente sou grato por fazer o que gosto –, mas essa é a vida do Luiz Antônio, um jovem que foi responsável em criar a primeira rádio de rock brasileira na década de 1980: a rádio Fluminense, também conhecida popularmente como "A Maldita". 


Reprodução/H2O Films


A rádio acabou fazendo história e vem conquistando muitos telespectadores desde sua criação em 1982, transmitindo o rock n'roll de sua época. No filme, é interessante poder entender os bastidores de como surgiu A Maldita e ver esse jeito atrapalhado do Luiz e de como ele vai lidar comando de uma estação de rádio falida e caindo aos pedaços. E é justamente graças a esse desafio que surge a Fluminense FM. 


O longa, é claro, passa por alguns problemas no roteiro e em relação ao desenvolvimento de alguns personagens, mas nada que não tire o brilho e poder sentir a nostalgia de quem viveu naquela época ou de quem escutava as músicas nas rádios ou em CDs. E claro, o filme é uma linda homenagem aos músicos e suas canções que marcaram e continuam marcando as gerações e são considerados clássicos do rock nacional, como "Você Não Soube Me Amar" (Blitz), "Geração Coca-Cola" (Legião Urbana), "Meu Erro" (Paralamas do Sucesso) e "Aumenta Que Isso Aí É Rock’n’Roll" (Celso Blues Boys).


Minha nota: 3/5

Direção: Tomás Portella

Elenco: Johnny Massaro, George Sauma, João Vitor Silva

Gênero: Comédia, Drama

Onde assistir? Até o momento não chegou em nenhum streaming 


Elvis (2022)

Reprodução/Warner Bros. Pictures


O que falar de um dos artistas que marcaram uma geração e que está neste exato momento sendo escutado em qualquer lugar do mundo? Tenho certeza que alguém de Anchorage no Alasca está escutando Elvis ou até se aventurando pelo site do Moqueka. Enfim, nesta cinebiografia cheia de manchetes, holofotes, dança, e, claro, a voz do senhor Presley. 


No longa, acompanhamos algumas décadas da vida do artista interpretado por Austin Butler (Duna II e Icarly). Além de mostrar a sua ascensão à fama, e como era o seu drelacionamento do cantor com o empresário "Coronel" Tom Parker Tom Hanks - Vazou ele correr do pinóquio e indo trabalhar com Elvis.


A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de idas e vindas da sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.Sem dúvidas um dos pontos altos desse filme é a atuação caricata do Austin Butler e sua química com o Tom Hanks que deixa o filme ainda mais interessante para quem curte suas músicas.


Minha nota: 3,5/5

Direção: Baz Luhrmann

Elenco: Austin Butler, Tom Hanks, Olivia DeJonge

Gênero: Biopic, Musical

Onde assistir? Max


The Greatest Night In Pop (2024)


Em janeiro de 1985, tudo mudou para a indústria musical e para a história do pop mundial! O estúdio Henson Studios, em Los Angeles, recebe ícones da música que se reuniram para ajudar no combate à fome na África marcando a importância desses artistas em prol de uma causa social. 


Reprodução/Netflix


É bem interessante ver os bastidores do documentário e ver de outros olhos o que aconteceu durante aquele dia. Um dos pontos que foi bem trabalhado no doc são as diferenças e egos do grupo de artistas, que acabaram se unindo de alguma forma. 


O longa narra o dia em que o Rei do Pop Michael Jackson e Lionel Richie, lideraram os músicos para gravar a famosa canção "We Are the World". Em uma época pré-digital, onde celulares, mensagens e e-mails ainda não eram usados, a logística para organizar e reunir todas essas pessoas foi mais complexa do que o esperado. 


O documentário A Noite que Mudou o Pop traz imagens inéditas, revelando os bastidores da composição e gravação. Os lendários artistas que estavam presentes (Richie, Bruce Springsteen, Smokey Robinson, Cyndi Lauper, Kenny Loggins, Dionne Warwick e Huey Lewis) revisitam memórias junto à equipe de produção, marcando a história da música.



Minha nota: 4/5

Direção: Bao Nguyen

Elenco: Lionel Richie, Michael Jackson, Smokey Robinson

Gênero: Documentário, Musical

Onde assistir? Netflix


Yesterday: A Trilha Do Sucesso (2019)


Reprodução/Universal Studios


O que você faria se a banda que você gosta não existe para as outras pessoas? Ou a melhor música de um grupo musical só você conhece? Essa é a premissa de Yesterday, o filme traz no título uma das músicas mais “Pablo do Arrocha” dos Meninos de Liverpool - Essa doi!  


Na trama conhecemos  Jack Malik é um cantor e compositor de Lowestoft. Após sofrer ter sido atropelado por um ônibus durante um apagão global, o cantor-compositor Jack Malik (Himesh Patel) acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Durante uma reunião com seus amigos ele acaba cantando "Yesterday" e descobre que nunca ouviram falar dos Beatles. 


Depois de perceber que o mundo não se lembra mais da banda, Jack começa a tocar suas músicas, passando-as como se fossem suas. Porém, com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço. 


A trama se sustenta muito bem e muito disso pelo seu protagonista a atuação de Himesh Patel e claro é muito fofo a conexão dele com a personagem da Lily James para toda a história do filme. Quem ainda não assistiu vai se surpreender bastante.  


Minha nota: 4/5

Direção: Danny Boyle 

Elenco:  Himesh Patel, Lily James, Ed Sheeran

Onde assistir?  Disponível para aluguel no Youtube


Get On Up (2015)


Quem nunca ouviu falar do James Brown? - Os embalos de sábado a noite com o Dj Chrissy Chris escutando um “The Payback” não tem preço! hehe. Em “Get On Up” conhecemos a trajetória do James desde jovem. O filme aborda o lado emocional trazendo a pobreza da sua família, o abandono dos seus pais e a relação do seu pai abusivo, além de passar pelos  desafios de se tornar um lutador de boxe para a diversão de um público branco, até se encantar pela música em uma igreja.


Reprodução/Universal Studios


A trama foca na sua história e na das pessoas ao seu redor até a sua chegada na fama. A cinebiografia do cantor, dançarino e compositor  é interpretada pelo querido Chadwick Boseman que dispensa qualquer tipo de apresentação. James ficou conhecido  como "O Padrinho do Soul", onde se transformou em uma das figuras mais importantes da música para o século 20.


Uma curiosidade: o filme seria antes do seu falecimento em 2006 e teria na direção Spike Lee, e, sem dúvidas, seria um filme totalmente diferente do que foi entregue em 2014.


Minha nota: 3/5

Direção:  Tate Taylor 

Elenco:  Chadwick Boseman, Nelsan Ellis, Viola Davis

Gênero:  Biopic, Drama, Musical

Onde assistir? Telecine


Lord Don't Slow Me Down (2007)

Reprodução/Black Dog Films


Em “Lord Don't Slow Me Down” ficamos mais perto do que foi a grande turnê mundial “Don't Believe the Truth” da banda de Rock britânica Oasis, que aconteceu de maio de 2005 a março de 2006. O documentário traz uma nova música do Oasis, que leva o nome do filme, além de ter sido escrita por Noel Gallagher e gravada durante as sessões de Don't Believe the Truth. 


Por mais que o longa tenha sido para promover o álbum, é muito bacana ver os bastidores de uma turnê e se sentir parte da banda. Para quem é fã do grupo ou quem curte documentários no geral não pode deixar de passar.


Minha nota: 4/5

Direção:  Baillie Walsh

Elenco: Oasis, Liam Gallagher, Noel Gallagher, Gem Archer, Andy Bell, Zak Starkey e Michael Halloran

Gênero: Documentário, Musical

Onde assistir? Youtube


The Doors: O Mito De Uma Geração (1991)


Se você curte um rockzinho, já deve ter escutado The Doors! Alguns de seus grandes sucessos, como “Riders On The Storm”, “L.A. Woman” e “Roadhouse Blues”, marcam até hoje e são inspirações para várias bandas que conhecemos atualmente. O grupo foi fundado em 1965, em Los Angeles, Califórnia. Na formação original, era composto por Jim Morrison (voz), Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria).


Reprodução/TriStar Pictures


O filme mostra a ascensão e a trajetória de Jim Morrison (Val Kilmer), vocalista da banda de rock The Doors. Em meio ao sucesso e ao uso de drogas, Morrison se relaciona com Pamela Courson (Meg Ryan) e com a jornalista Patricia Kennealy (Kathleen Quinlan).


Por mais que o longa leve o título da banda, vejo-o muito mais como uma biografia do cantor dos The Doors, contando desde seus tempos de estudante de cinema até sua misteriosa morte em Paris, aos 27 anos. Para muitos, uma dádiva de Deus; para outros, um filho do Diabo.


O filme, dirigido por Oliver Stone, consegue retratar com muita clareza a vida do vocalista, cujas letras provocadoras revolucionaram a juventude americana dos anos 60. A vida cheia de excessos de drogas, álcool e sexo marcou sua brilhante carreira, levando-o à autodestruição e perpetuando sua lenda. Sem falar da atuação impecável de Val Kilmer, que carrega o filme como uma mochila!


Minha nota: 4/5

Direção:  Oliver Stone 

Elenco: Val Kilmer, Meg Ryan, Kyle MacLachlan

Gênero:  Biopic, Drama, Musical

Onde assistir? Até o momento não chegou em nenhum streaming 


Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015)

Reprodução/ Universal Pictures


Com certeza você já deve ter ouvido falar no NWA (Niggaz Wit Attitudes), um dos principais grupos de hip hop do mundo! O quinteto, formado por Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, DJ Yella e MC Ren, teve sua formação na década de 80, na Califórnia. Eles mudaram a cena ao trazer em suas produções músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema, apresentando a realidade, dando voz a uma geração e promovendo a explosão do gangsta rap.


O longa é um drama biográfico dirigido por F. Gary Gray, que conta com Ice Cube e Dr. Dre como produtores, além da viúva de Eazy-E, Tomica Woods-Wright. MC Ren e DJ Yella também atuaram como consultores criativos. A trama apresenta os cantores na juventude e suas dificuldades para sobreviver e se manter firmes em meio ao caos do sistema e da realidade que cada um enfrentava. É interessante ver o trabalho e o desenvolvimento dos personagens e as boas atuações dos atores.


Para mim, é um dos melhores filmes para quem se considera melômano ou para conhecer um pouco desse turbilhão de sentimentos que até hoje é visto em grupos de rap e hip hop.


Minha nota: 5/5

Direção:  F. Gary Gray 

Gênero:  Biopic, Drama, Musical

Onde assistir? Telecine Sing Street: Música e Sonho (2016)


Já de cara eu me surpreendi muito com esse filme, porque não era algo que estava esperando. Além de ser um dos principais motivos de eu estar aqui e depois de ter visto vários filmes de música para escrever o quadro. 


Na trama conhecemos Conor um jovem obrigado a mudar de colégio, devido à difícil condição financeira de seus pais, que ainda por cima brigam sem parar. Logo ele tem problemas com um valentão local, que passa a persegui-lo, e também com o padre que coordena a escola, devido à sua disciplina rigorosa.


Reprodução/ Lionsgate


A princípio, o filme pode parecer clichê como outros, mas, assim como "Escola de Rock", ele surpreende e revela o quanto é incrível. No decorrer da trama, Conor encontra uma nova esperança ao conhecer Raphina (Lucy Boynton), uma garota que sempre espera na porta da escola. Determinado a conquistá-la, ele finge estar formando uma banda de rock e a convida para estrelar um videoclipe. Quando ela aceita, ele se vê obrigado a transformar sua mentira em realidade e criar a banda de verdade.


A partir daí o filme já faz parte dele e nos mostra o quanto o poder da música é enriquecedor para enfrentar as nossas dificuldades. Agora é só correr para ver o filme. 


Minha nota: 4,5/5

Direção:   John Carney

Onde assistir? Disponível para aluguel na Amazon


Rocketman (2019)

Reprodução/ PARAMOUNT PICTURES


O que falar sobre o homem foguete? Quem é esse tal de Reginald Dwight? Será que ele já foi na lua? Bom, o que meus amigos não tinham como não ser diferente. Rocketman é do CARALHO! Quem me conhece sabe que sou muito chato para ver filmes musicais, e um dos outros motivos para a ideia do quadro é trazer filmes para quem gosta da construção dos emissores das músicas para os fãs e de como isso é abordado nos filmes ou documentários. 


Em "Rocketman" eu fui fisgado pela sua trama de trazer a vida do tímido Reginald até a seu poder supremo Elton John, ícone da música pop. Mas longe disso o filme mostra de uma forma inovadora todo o jeito que o próprio Elton se via diante de tudo que aconteceu com ele desde a infância complicada, com a traição da mãe, os escaso do pai pela família, toda as suas descobertas de tentar se encontrar e não ter medo de ser que ele é hoje.  


Isso tudo fica ainda melhor pela criatividade que como o longa conduz toda a sua história de vida contada através da releitura das músicas do próprio superstar, incluindo a relação do cantor com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e o empresário e o ex-amante John Reid (Richard Madden).


Todo esse sentimento seria bem diferente se não tivesse a atuação de Taron Egerton que dispensa qualquer tipo de comentário, o cara simplesmente nasceu para viver o Elton no cinema!


Minha nota: 5/5

Direção: Dexter Fletcher 

Elenco:  Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden

Gênero:  Biopic, Drama, Musical

Onde assistir? Netflix







Comments


bottom of page